Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar fez abordagens em frente ao Presídio Regional, em Santa Maria, nesta terça-feira de manhã.
Todos os 87 apenados do regime aberto e 49 do regime semiaberto foram abordados. Logo depois que os 103 policiais militares e 36 civis colocaram em execução a Operação Imunização, uma equipe da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com o apoio de cães farejadores, vasculhou os cinco cômodos de alojamento do Instituto Penal.
No local, foram encontrados, escondidos em colchões, 14 celulares, cinco carregadores, cinco baterias, dois chips, 37 petecas e uma bucha de maconha e duas petecas de cocaína. Segundo a Defrec, que coordenou a operação, o objetivo foi coibir crimes com a participação de apenados.
Por isso, além da abordagem dos presos, foram cumpridos sete mandados em casas das proximidades onde os presos costumam deixar sacolas e veículos enquanto estão no albergue. Em uma dessas casas, houve uma prisão por porte de munição. Com os apenados foi apreendido maconha, duas motos e um carro.
Um apenado tentou fugir de uma barreira e outro foi flagrado com um com facão dentro do carro. Ao todo, foram usadas 28 viaturas da BM e 12 da Polícia Civil na operação.